Atitudes pessoais e alternativas para biotecnologia ambiental relativas ao sequestro de Carbono

16/04/2010 20:36

O Pesquisador Marcos S. Buckeridge (Instituto de Botânica/SP) publicou recentemente, no Jornal do CRBIO-I, um artigo interessante sobre aspectos relacionados ao sequestro de carbono nas florestas tropicais.


As Florestas Tropicais e as Mudanças Climáticas Globais: 
Atitudes Pessoais e Alternativas para uma Biotecnologia Ambiental 
para o Sequestro de Carbono

Marcos S. Buckeridge
Seção de Fisiologia e Bioquímica de Plantas
Instituto de Botânica, SMA-SP
e-mail:msbuck@usp.br

Durante os últimos anos, a especulação sobre a relação entre o aumento desproporcional na concentração de gás carbônico na atmosfera terrestre, que é conseqüência da queima de combustíveis fósseis, e os efeitos climáticos globais, se tornou um fato. Como conseqüência, um novo ramo da ciência surgiu. Em inglês se chama Global Change Biology e apesar de não estarmos usando oficialmente estes termos em revistas científicas em português por enquanto, poderíamos chamar este ramo de Biologia das Mudanças Climáticas.

 

Antes de entrarmos na Biologia das Mudanças Climáticas propriamente dita, temos que compreender melhor alguns conceitos sobre o funcionamento da atmosfera de nosso planeta. Em primeiro lugar é preciso entender o que é o efeito estufa e para isso, sugiro ao leitor visitar o site da Sociedade Botânica de São Paulo (http://www.botanicasp.org.br) e entrar no link EDUCAÇÃO. Lá há um texto sobre o efeito estufa e há também animações que podem ser vistas tanto on line como o visitante pode baixar os arquivos e desde que possua um programa de visualização Flash em seu computador poderá assisti-las sem a necessidade de conecção à internet. Para o restante do texto, portanto, assumirei que o leitor já tem conhecimento sobre isso...

Artigo Completo Aqui

HOME    Página Inicial

 

 

Comente: Atitudes pessoais e alternativas para biotecnologia ambiental relativas ao sequestro de Carbono

Nenhum comentário foi encontrado.

Novo comentário